Ministério da Saúde lança no AP calendário nacional de vacinação dos povos indígenas

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o governador do Amapá, Clécio Luís, deram início neste sábado, 13, ao Mês de Vacinação dos Povos Indígenas. O lançamento aconteceu na aldeia Kuhaí, em Oiapoque, extremo norte do estado.

A indígena Mayane Elle Labontê, de 9 anos, foi a primeira a receber a vacinação da campanha. Ela tomou a primeira dose contra o HPV. “Fiquei nervosa, mas nem doeu. Sei que é importante para nós. Vou convidar meus colegas”, disse a pequena Mayane.

O Amapá foi escolhido pelo Governo Federal para abrir oficialmente o programa nacional do Mês da Vacinação que deve atender mais de 130 mil indígenas em todo o Brasil.

Serão disponibilizados imunizantes de Covid-19, BCG, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), pneumo 23, poliomielite, varicela, difteria e tétano, meningo ACWY, meningocócica C, poliomielite oral, rotavírus, HPV, pentavalente, pneumo 10 e DTPA (para gestantes).

A aldeia Kuahí, onde aconteceu a abertura das atividades, integra a Terra Indígena Uaçá, onde moram 19 famílias. No local, foram disponibilizadas, 2,7 mil doses de diferentes imunizantes.

No país, a previsão é que mais de 240 mil doses sejam aplicadas. A imunização será realizada em todos os 34 Distritos Sanitários Indígenas.

Fotos: Max Renê e Jhon Martins/GEA