Aprendizagem Industrial: Senai do AP inicia primeira turma do programa em Afuá

O Senai Amapá inicia a primeira turma do programa Aprendizagem Industrial no município de Afuá, no Pará. Treze alunos ribeirinhos com idades entre 14 e 24 serão qualificados como assistentes de logística e produção e terão a oportunidade de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Durante o curso, os jovens vão receber conteúdos que vão desde os fundamentos da logística até as mais recentes práticas da indústria. A turma será ministrada por instrutores qualificados que irão transmitir conhecimentos técnicos, além de fornecer orientação prática e suporte individualizado.

A capacitação tem duração de um ano seguindo a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Durante contrato de trabalho, eles recebem, além do salário, os benefícios associadas a carteira assinada pela empresa que o contratou. A iniciativa tem a parceria da EMAPA.

“A empresa tem o papel fundamental no programa, porque recebe e constrói o profissional que ela precisa, além de gerar emprego e renda. Com essa parceria a gente pode dar para esses jovens a oportunidade de sonhar com um futuro melhor”, destacou Gisele Nascimento, orientadora pedagógica e interlocutora do Programa do Senai AP.

Para o Senai, Afuá é uma cidade que enfrenta desafios logísticos significativos devido à sua localização distante da capital do estado vizinho. Por isso, a instituição no Amapá superou as barreiras para atender a demanda por capacitações na região. A Lei da Aprendizagem é a oportunidade para os jovens ribeirinhos terem futuros promissores.

“Estamos em uma localização que tem dificuldade para acesso aos serviços públicos, mas ao mesmo tempo a gente é a porta para o mundo através do rio Amazonas e contar com o Senai do Amapá para qualificar os nossos jovens vai gerar emprego e renda aqui”, disse Josué Costa, gerente da empresa.

Conhecida como Veneza da Amazônia, Afuá localiza-se em uma região de várzea e, por isso, toda a cidade é suspensa em palafitas. Está distante apenas 84 quilômetros da capital mais próxima que é Macapá, no Amapá e 320 quilômetros da sua capital Belém.

Alcebíades Rodrigues, pai de aluno da turma, diz que a oportunidade vai mudar a vida e dar uma carreira profissional para o filho. “Estamos no Afuá, que é esquecido por políticas públicas, mas com o Senai aqui, nossos filhos serão qualificados”.

Aprendizagem Industrial

É um programa de formação técnica e profissional em ocupações da indústria direcionadas para jovens que estão estudando ou já concluíram o ensino médio e que tenham idade entre 14 e 24 anos.

Por meio dele é possível vivenciar conhecimentos práticos e teóricos para desenvolver habilidades socioemocionais, noções de inovação e habilidades profissionais.

Fotos: Senai AP/Divulgação