‘Trabalhei todos os pratos com a gurijuba’, diz chef Manoel Maciel ao divulgar culinária amapaense em festival de Minas Gerais

Qual amapaense nunca ouviu a frase “só o filé da gurijuba”? Foi assim que o chef Manoel Maciel deixou, com gostinho de quero mais, o 1º Festival Gastronômico da cidade de Passos, em Minas Gerais, realizado de 3 a 6 de agosto.

Manoel representou a culinária amapaense no Mercado Municipal ministrando a ‘aula show’ com degustação de sabores da cozinha tucuju. Ele fez questão de utilizar somente a espécie nos menus apresentados.

Um dos pratos mais apreciados pelos mineiros foi justamente o filé da gurijuba ao molho de tucupi reduzido com musseline de macaxeira e castanha do Brasil. O trabalho do amapaense consolidou a gastronomia do Amapá na cidade de Passos.

O chef afirmou que os pratos fizeram um enorme sucesso entre os participantes do festival, que ficou ainda mais movimentado com a novidade da Amazônia.

“Participei da Caixa Misteriosa, não ganhei, mas meu prato ficou em primeiro lugar. Estou muito feliz em poder estar levando nossa gastronomia, nosso estado para ser reconhecido nacionalmente como a melhor culinária do país. Estou saindo daqui muito satisfeito com minha participação, aqui, nesse evento grandioso e muito bem movimentado. Fiz questão de enaltecer o nosso peixe, porque a gurijuba é nossa, é do Amapá”, destacou.

Manoel é dono do restaurante Delícias da Capytu, premiado e reconhecido pela sua excelência na gastronomia.

“E não para por ai. Terão outros festivais, inclusive o Festival do Queijo, e querem que eu volte. Isso mostra que nossa culinária ganhou notoriedade e credibilidade. Estou muito satisfeito e honrado com os convites” finalizou Manoel.

Fotos: Chef Manoel Maciel/Divulgação