Sebrae, Governo e empreendedores da Tucuju Valley integram comitiva do AP na maior vitrine de tecnologia do mundo

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) integra a comitiva do Amapá junto com o Governo do Estado e empreendedores de startups da Comunidade Tucuju Valley, que participam do Web Summit Rio 2024 e Startup20, que acontecem no Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no período de 15 a 18 de abril.

A agenda do Amapá tem o objetivo de articular parcerias, conectar com investidores, apresentar o estado como um case de sucesso de bioeconomia para investidores, a empreendedores, e a representantes públicos e privados.

Segundo o gerente de Inovação e Mercado do Sebrae no estado, Bruno Castro, a participação nos dois eventos vem fortalecer as ações que estão sendo desenvolvidas no Amapá e aumentar o crescimento do ecossistema de inovação e negócios inovadores da bioeconomia que são estruturados no estado.

“Estamos com dois empreendedores, uma da Engenho Café de Açaí, que é uma empresa acompanhada pelo Sebrae, que produz uma bebida aromática com o resíduo do caroço açaí; e a Amaztrace, que é uma empresa acelerada pelo Sebrae no Programa Inova Amazônia. A Amaztrace está se conectando, estabelecendo parcerias e apresentando a sua solução para o mercado nacional e internacional”, destacou.

Startup 20

O Encontro Startup20 é o segundo de uma série de quatro encontros que vão acontecer no Brasil em 2024, ano em que o país é o líder do G20, do Grupo das maiores potências econômicas do mundo. A primeira edição foi em Macapá, a segunda no Rio de Janeiro, e ainda acontecerão as edições de Recife e São Paulo.

“A partir do Encontro Startup 20, realizado no Amapá, inédito no país, fomos convidados para vir ao Rio de Janeiro mostrar que o estado virou uma vitrine de oportunidades para negócios sustentáveis, inovação e tecnologia para o mundo. E é isso que nós queremos, desenvolver o Amapá gerando emprego e renda de forma ética e sustentável”, disse o governador Clécio Luis Vieira.

O líder da Comunidade Tucuju Valley, Lindomar Ferreira, destaca que o Amapá foi o primeiro Estado do Brasil a receber as delegações do Startup20.

“Fizemos um evento gigantesco, vieram comitivas de 16 países para Amapá, fizemos uma feira de bioeconomia e agora a gente está passando a chave do evento para o Rio de Janeiro, e muitas startups nossas estão participando, já concederam entrevista em rede nacional e com certeza está dando uma importante visibilidade para as nossas startups”.

Para a gestora do Projeto Startup do Sebrae, Josseli Pantoja, os eventos de negócios são uma grande vitrine de oportunidades.

“Quando o Amapá apoia a participação de empresas e parceiros num evento desse, internacional, de grande visibilidade, estamos demonstrando e afirmando, o quanto de negócios inovadores importantes o Amapá possui. Estamos apresentando para o mundo essa densidade de startups, todas modeladas e apoiadas pelo Sebrae e pelos parceiros”, finalizou.

Web Summit

Em 2023, foram 63 mil pessoas que passaram pelo Riocentro em todos os dias de Web Summit (21 mil por dia). Neste ano, a expectativa é que este número dobre para mais de 120 mil pessoas ao todo (40 mil/dia).

No evento acontecem mais de 600 palestras, em diversos palcos, sobre temas como sustentabilidade, uso de matrizes energéticas, criptomoedas e inteligência artificial.

Destaque

A Startup Engenho Café de Açaí, da empresária Valda Gonçalves, está inserida nos 45% de startups fundadas por mulheres e foi destaque em rede nacional, com entrevista ao Jornal Nacional, no Web Summit Rio 2024.

A Engenho Café de Açaí, participa do Projeto Inova Amazônia do Sebrae no Amapá, e proporcionou uma mudança no caminho da empresa do estado. No ano passado, a startup já havia conquistado o mercado alemão e já fechou uma venda de 2,5 toneladas da bebida aromática para os Estados Unidos.

O produto – que se assemelha ao café e é feito a partir do caroço do açaí – é um sucesso porque promove a redução de impactos ambientais com o descarte da matéria-prima e gera emprego e renda para a população local. O negócio dispõe de registro de marca, selo de origem, rastreamento, procedência e certificações.

Por Ascom/Sebrae-AP