Santana vacina crianças e adolescentes em escolas da rede municipal; confira

A Prefeitura de Santana iniciou no dia 25 de março a campanha de vacinação de crianças e adolescentes dentro das próprias escolas da rede municipal de ensino. A estratégia, voltada para o público com idade entre 5 e 15 anos, tem o apoio do Ministério da Saúde, por meio do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).

A ação segue até o fim de abril deste ano nas escolas públicas e particulares, com objetivo de garantir a atualização das cadernetas dos estudantes, aumentar a cobertura vacinal, reduzir doenças imunopreveníveis e fortalecer o planejamento local.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o ressurgimento de doenças que já haviam sido erradicadas ou controladas no país, como o sarampo, tem sido uma preocupação. Em 2018, o vírus da doença voltou a circular e, em 2019, o Brasil perdeu a certificação de “país livre do vírus do sarampo”. Por isso, é fundamental tomar medidas para combater essa situação.

Para a campanha, foram estabelecidos os seguintes objetivos:

  • Reduzir o risco de doenças imunopreveníveis por meio da verificação da caderneta de vacinação e aplicação das vacinas necessárias nas escolas.
  • Diminuir a quantidade de pessoas não vacinadas, protegendo tanto a comunidade escolar quanto suas famílias contra as doenças imunopreveníveis e atualizando a situação vacinal

Vacinas ofertadas:

  • Ensino infantil (crianças de 2 meses até menores de 5 anos de idade): poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), penta (DTP/Hib/HB) e tríplice viral.
  • Ensino fundamental e médio (crianças a partir de 5 anos e adolescentes): febre amarela, tríplice viral, HPV e meningocócica ACWY

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde/Divulgação