Santana implanta sistema inédito para reduzir filas na rede de saúde

A Prefeitura de Santana informou que lançou uma iniciativa inédita na área da saúde com o objetivo de diminuir as filas e proporcionar um acesso mais ágil e eficiente aos atendimentos.

É o sistema de regulação de saúde que tem como desafio organizar o acesso aos serviços, centralizando as demandas em uma fila única para todas as unidades do setor. Além disso, a utilização de novas tecnologias, como a telemedicina, também será explorada.

Como funciona

Após o atendimento em uma unidade de saúde, o usuário é direcionado ao Serviço de Atendimento Médico Especializado (SAME) para dar continuidade ao acesso às consultas de especialidades. O pedido é encaminhado pelo próprio SAME à central de regulação, que será responsável por agendar as consultas, exames ou outras demandas.

Depois de agendado, o munícipe é contatado por telefone, através do WhatsApp, ou por ligações, e receberá todas as informações necessárias sobre a data, local e hora do atendimento, assim como os cuidados e preparos necessários. Caso não seja possível o contato por telefone, a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) realiza visitas in loco para acionar o paciente.

A Sala de Regulação funcionará inicialmente na Policlínica Maria Tadeu Aguiar. Todo o fluxo de agendamentos será encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), eliminando a necessidade de atendimento presencial para agendamentos e marcações com especialistas.

Foto: PMS/Divulgação