Incêndio na subestação: CEA diz que fornecimento de energia é restabelecido na zona sul de Macapá

A CEA Equatorial emitiu nota informando que às 11h deste sábado, 27, a subestação móvel entrou em operação restabelecendo por total o fornecimento de energia nos bairros da zona sul de Macapá, impactados pelo incêndio na subestação na madrugada de sexta-feira, 26.

A concessionária disse que desde o início da ocorrência do incêndio na subestação atuou nas seguintes frentes de trabalho: manobras de transferências de carga, recuperação de um dos transformadores de força da subestação que não sofreu danos e uma força-tarefa para o deslocamento da subestação móvel de Santana para Macapá.

Segundo a CEA, o equipamento, que pesa 82 toneladas, estava sendo utilizado em uma operação no município de Santana e, para ser deslocada até a área do incêndio na capital, foi necessário fazer o processo de desconexão e preparação para que o trajeto ocorresse com segurança.

A subestação atingida pelo incêndio será recuperada.

Veja nota na íntegra: 

A CEA Equatorial informa que concluiu às 11h06 deste sábado, 27, os trabalhos de interligação da Subestação Móvel à Subestação Equatorial, restabelecendo integralmente o fornecimento de energia aos bairros da Zona Sul de Macapá.

Desde o início da ocorrência do incêndio na Subestação Equatorial, a distribuidora atuou em diversas frentes: nas manobras de transferências de carga, que normalizou o fornecimento para 20 mil clientes ainda na manhã de sexta-feira, 26, na recuperação de um dos transformadores de força da subestação que não sofreu danos, além da força tarefa no deslocamento da Subestação Móvel de Santana à Macapá.

Quanto à Subestação Móvel, o equipamento estava sendo utilizado em uma operação na Subestação Santana e, para ser deslocada, foi necessário fazer o processo de desconexão e preparação, para que o seu trajeto e a operação na Subestação Equatorial ocorresse com segurança, por se tratar de uma estrutura de grande porte, com peso de 82 toneladas.

Ao longo de toda esta operação mais de 100 colaboradores divididos em 16 equipes que se revezaram ao longo do dia no atendimento a esta ocorrência.

A distribuidora lamenta os transtornos causados aos clientes impactados, mas reforça que não mediu esforços para normalizar o serviço no menor tempo possível.

A CEA continuará monitorando o fornecimento após a operação e já está atuando no plano de recuperação da estrutura da Subestação Equatorial.

Ocorrências após a operação devem ser tratadas pelo canais de atendimento da CEA Equatorial, através da central 0800 096 0196, whatsapp 3082-2949 e site: www.equatorialenergia.com.br.

Fotos: CEA/Divulgação