Empresários do Amapá participam da FISPAL e ampliam oportunidades para o setor de alimentação

Empresários amapaenses dos segmentos de alimentação, gastronomia e sorvetes participaram, entre os dias 26 e 29 de maio, da Missão Empresarial à FISPAL Food Service & Sorvetes, realizada em São Paulo. A iniciativa reuniu 24 empreendedores atendidos pelos projetos Gastronomia do Amapá, Atendimento Territorial Fronteira e Atendimento Territorial Laranjal do Jari.

A ação teve como objetivo promover capacitação, acesso a novos mercados, atualização sobre tendências do setor e fortalecimento dos pequenos negócios do estado.

Durante a missão, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer novas tecnologias, modelos de gestão, fornecedores e soluções inovadoras voltadas ao mercado de alimentação fora do lar, considerado um dos mais dinâmicos do país.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, destacou a importância de compartilhar o conhecimento adquirido durante a experiência.

“Ao retornarem para suas cidades, levem esse conhecimento adiante. Compartilhem com outros empreendedores. Quando dividimos experiências, ampliamos o mercado, fortalecemos o setor e criamos mais oportunidades para todos. Esse movimento contribui para que o Amapá cresça de forma conjunta, valorizando seus negócios locais”, afirmou.

Imersão em inovação e negócios

Considerada uma das maiores feiras do segmento de alimentação da América do Sul, a FISPAL Food Service & Sorvetes chegou à sua 42ª edição em 2026, reunindo empreendedores, especialistas e grandes marcas do setor.

Além da participação na feira, os empresários amapaenses realizaram visitas técnicas e atividades práticas voltadas ao desenvolvimento dos negócios, conhecendo experiências consideradas referência no mercado nacional.

A programação também possibilitou a criação de conexões estratégicas e oportunidades de networking, ampliando as perspectivas de crescimento para os empreendimentos participantes.

Fortalecimento dos pequenos negócios

Segundo o Sebrae, a participação na missão empresarial integra uma estratégia de fortalecimento da competitividade dos pequenos negócios do estado, oferecendo acesso a conhecimento, inovação e novas oportunidades comerciais.

A comitiva contou com a presença da diretora-superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, da gestora do Projeto Gastronomia Tucuju, Tatiane Negrão, e da assessora Thaís Almeida.

A expectativa é que os conhecimentos adquiridos durante a missão contribuam para o desenvolvimento do setor gastronômico amapaense, estimulando a geração de emprego, renda e novos investimentos.

Fotos: Sebrae/Divulgação