Curtinhas: Amapá participa da Feira Nacional de Artesanato, em Fortaleza

Artesãos amapaenses estão participando da Feira Nacional de Artesanato e Cultura, Fenacce, em Fortaleza (CE), com 8 toneladas de produtos. O evento faz parte do calendário de feiras do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e ocorre até o dia 25 de setembro, no Centro de Eventos de Fortaleza, que tem como tema este ano: “Arte de toda parte”. No estande do Amapá, estão expostos biojóias com sementes e escamas, bolsas e chapéus de fibra de tururi, artefatos em cerâmica mineralizada, artefatos em cerâmica com iconografia Maracá e Cunani, bolsas e acessórios com couro de peixe e peças em madeira.

Seminário, em Macapá, discute repasse de terras da União para estados

Nos dias 19 e 20 de setembro será realizado, em Macapá, a partir das 8h, o seminário “Repasse das Terras: Para quê e para quem?” na Universidade Federal do Amapá (Unifap). O evento é organizado pela Comissão Pastoral da Terra e outras instituições ligadas à questão. Os debates serão sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) número 7.052, apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) ao Supremo Tribunal Federal (STF), que questiona a constitucionalidade das leis que tratam da transferência da titularidade das terras públicas da União para os estados do Amapá, Roraima e Rondônia e que pede que a aplicação delas não traga prejuízo aos direitos constitucionais dos trabalhadores rurais que aguardam o acesso à terra e garanta a realização da reforma agrária. As inscrições podem ser feitas aqui: https://forms.gle/CR4bWVEMA6DUaM57A

71% dos candidatos comparecem às provas objetivas para fiscal da Receita Estadual

Dos 5.316 candidatos a fiscal da Receita Estadual aguardados na manhã deste domingo (18), para as provas objetivas de conhecimentos gerais do concurso público da instituição, 1.496 não compareceram no local do exame, o que representa 28,14% de ausentes. A prova teve 4 horas de duração, dispondo de 60 questões, com caráter eliminatório e classificatório. O exame tem continuidade no período da tarde com a aplicação das provas de conhecimentos específicos, com mais 60 questões, sendo igualmente com caráter eliminatório e classificatório. A divulgação do gabarito das provas objetivas está prevista para a segunda-feira (19).

Governo altera editais dos concursos do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

O Governo do Estado publicou na sexta-feira (16), alteração nos editais dos concursos para soldados do Corpo de Bombeiros (CBM) e da Polícia Militar (PM) do Amapá. Com a medida, todos os candidatos que alcançaram 50% de acertos nas provas e não zeraram nenhuma disciplina, estão classificados para as vagas de cadastro reserva. Segundo a Sead, é uma forma de assegurar que se tenha a classificação de todos os habilitados para as próximas fases até o ingresso no serviço público. Acesse aqui o documento.

Ifap realiza primeiro leilão de animais nascidos em fazenda experimental em Porto Grande

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) vai realizar no dia 23 de setembro o primeiro leilão de animais de médio porte da instituição em Porto Grande. Serão leiloados dez animais, sendo dois ovinos e oito suínos, nascidos em trabalhos de pesquisa na fazenda experimental da unidade. O leilão ocorrerá a partir das 9 horas, no próprio campus e será aberto a qualquer interessado, pode ser pessoa física ou jurídica, com exceção de servidores vinculados ao Instituto. As visitas aos animais a serem leiloados poderão ser realizadas até três dias úteis antes do leilão, no curral da fazenda experimental do campus. Confira o edital completo, clique aqui.

Ifap de Santana abre vagas para curso de formação inicial e continuada em Microempreendedor Individual

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) de Santana está com 30 vagas abertas para o curso de formação inicial e continuada (FIC) em Microempreendedor Individual. As matrículas acontecem presencialmente, nos dias 20 e 21 de setembro, no setor de Registro Escolar do Campus, no horário de 9h às 12h e das 14h às 17h. Os alunos receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 632,00. Os pré-requisitos para matrícula são: ser maior de 18 anos; possuir o Número de Inscrição Social (NIS); conta corrente no nome da pessoa e não pode ser conta salário nem poupança e nível fundamental completo.