Conheça trajetória e rotina de menina amapaense após garantir vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo

Anna Elizabeth Duarte Portugal, de 13 anos, foi selecionada para a Seleção Brasileira de Taekwondo e vai disputar o Campeonato Pan-Americano no México. Para a disputa, a jovem passa por uma rotina na qual concilia treinos, estudos e lazer com amigos e a família, além da vida espiritual.

Uma jovem atleta

Anna iniciou no mundo dos esportes com apenas 5 anos. Ela ia junto com o avô até a academia onde esperava o irmão, Abrahão. A menina logo começou a se empolgar também e transformou o Taekwondo em hobby.

Após alguns anos, o amor pelo esporte foi crescendo e o talento foi aflorando. Quando menos percebeu, Anna já estava participando do primeiro campeonato, em 2022.

“O primeiro campeonato que Anna participou foi o campeonato amapaense de Taekwondo, onde conquistou a medalha de bronze, no ano de 2022. No mesmo ano, ela participou da seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), e conquistou a medalha de prata, sendo esta sua segunda competição, mas não viajou para participar do JEBS. Em 2023, participou do seu terceiro campeonato, que foi o amapaense, e conquistou a medalha de ouro. No mesmo ano participou da seletiva para o JEBS e conquistou a medalha de ouro”, contou a mãe de Anna, Hellen Portugal.

Treinos e responsabilidades

Eu pouco tempo a vida da atleta mudou completamente. Os treinos começaram a ser mais “puxados” e a alimentação a ser mais controlada.

Em meio aos treinos e a disciplina, Anna continuou focada nos estudos. Ela é aluna da Escola Estadual de Ensino Militar Prof. Antônio Messias Gonçalves da Silva e a rotina começa ainda cedo, por volta das 5h.

Segundo a família, no ano passado ela chegou a abrir mão das férias para se preparar o JEBS, que ocorreu em Brasília, em novembro.

“Os treinos ocorriam na Dojan e no Projeto Bruno Igreja, com um intercâmbio que eles realizam entre sim. E nisso percebíamos mais ainda a disposição e a garra que ela estava colocando em cada treino. Aumentou só uma hora de sono nesse período e seguia toda a dieta. No início achei que não suportaria, até porque ainda é só uma criança. E chegou a tão esperada viagem para o JEBS, os receios dela e nossos eram grandes, a primeira viagem sozinha e nossa torcida seria só de longe. Vencemos!! E ela voltou com a medalha de prata”, comemorou Hellen.

E as conquistas só continuavam. Logo após o excelente resultado no JEBS, veio a notícia de que ela e o irmão iam participar do Gran Slam, Seletiva Nacional Aberta organizada pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), proporcionando aos atletas a oportunidade de demonstrar suas habilidades e conquistar uma posição de destaque no cenário nacional.

Grand Slan e vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo

O Grand Slan aconteceu no Rio de janeiro, na primeira semana de março deste ano. Anna participou primeiro da seletiva aberta para depois estar apta a participar do Grand Slan. Ela não só ganhou na seletiva como levou a medalha de ouro.

Já dentro do Grand Slan, ela lutou três vezes em meio a alguns emprevistos.

“Afinal ela iniciou sem técnico, pois o Kiosenin Matheus estava na pesagem com uma das atletas que foram e o mestre Bruno estava como técnico na final da Geovana (que também foi ouro e está na seleção). Então isso já mexeria muito com o psicológico dela, mas a delegação amapaense que estava presente foi seu técnico nesse momento e nossas orações deram a força que ela precisava”, disse a mãe.

O primeiro round terminou empatado e a adversária ganhou por desempate técnico. Faltando 20 segundos para o início do segundo round, o técnico ainda conseguiu passar algumas orientações para Ana e a relembrou da capacidade e da garra que a atleta tem.

Após o incentivo, Anna conseguiu a vitória no segundo round, levando a disputa para o terceiro.

O round que ia definir a titularidade na seleção brasileira começou com a vitória de Anna, seguido de empate e virada da adversária. Mas faltando 10 segundos para terminar, tudo mudou.

“O mestre pediu cartão, usando a estratégia para ela descansar e ouvir os últimos ajustes técnicos e ela ouviu, acreditou nela e ganhou. Trazendo assim a medalha de ouro e a titularidade na seleção brasileira de Taekwondo que ela tanto sonhou”, completou a mãe.

Rumo ao México

Agora Anna se prepara para disputar o Campeonato Pan-Americano no México, em junho de 2024. A rotina de estudos, treinos e disciplina continua e a torcida é que venha mais um ouro pra conta, agora em nível internacional.

Fotos: Arquivo pessoal/ Hellen Portugal