Confronto entre facções dentro do Iapen deixa presos feridos; dois morreram

O confronto entre presos do Pavilhão F3 do Iapen foi registrado na tarde desta quarta-feira (6). Detentos foram feridos e levados ao Hospital de Emergência. Dois morreram. Equipes do Bope e Força Tática e outras forças policiais foram acionadas para conter a rebelião.

“As informações repassadas por uma equipe do BPRE são de que os disparos ocorreram por parte de detentos em decorrência de confronto de facções. De acordo com a equipe do BPRE que está no local, dois presos foram levados para o HE de ambulância mas pedem apoio de mais ambulâncias, pois ha mais feridos no local”, destaca o Ciodes.

Segundo o Ciodes, ficaram feridos : Diego Barbosa, de 26 anos, Glauco Campos Sena, de 30 anos, e Israel da Silva, de 42 anos. Morreram Ygor Castelo Leal, de 26 anos e um preso identificado apenas por Eder .

A direção do Iapen emitiu nota de esclarecimento sobre o confronto.

Sobre o confronto ocorrido na tarde desta quarta-feira (6), entre presos do Pavilhão F3, que abriga detentos sentenciados, o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), informa que:

1 – A segurança foi acionada e o conflito controlado, com ação integrada das Polícias penal e Militar;

2 – Até as 17h30, dois óbitos de presos foram confirmados;

3 – Outros quatro presos apresentaram ferimentos de arma de fogo e foram socorridos ao Hospital de Emergência;

4 – A Polícia Penal retirou todos os detentos do pavilhão para revista nas celas, ocasião em que encontrou duas armas de fogo. As buscas continuam.

5 – O Iapen abrirá investigação interna para apurar o episódio e a Polícia Civil iniciou a apuração dos homicídios registrados esta tarde.

6 – Uma coletiva de imprensa será realizada na manhã de quinta-feira (7) para dar mais esclarecimentos. O local e horário serão avisados aos órgãos de imprensa”.

Disparos de arma de fogo foram ouvidos em um pavilhão do Iapen, como mostra trecho desse vídeo, que circula nas redes sociais.

Reprodução