Polícia Civil do AP cumpre mandados contra envolvidos em homicídios ordenados por grupos criminosos
A Polícia Civil do Amapá, com apoio da Polícia Penal, deflagrou na segunda-feira, 28, a Operação “Librimor”, com o cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão nos municípios de Macapá e Santana, além de ações no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). Drogas, celulares e documentos foram apreendidos e serão submetidos a perícia.
Coordenada pela Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a operação contou com o apoio do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil e teve como objetivo principal combater e prevenir homicídios relacionados à disputa entre facções criminosas.

De acordo com o delegado Ismael Nascimento, titular da Draco, a investigação teve como base a análise de mensagens extraídas de celulares apreendidos com integrantes de um grupo criminoso. O conteúdo revelou uma lista com mais de 120 nomes de pessoas que haviam sido “decretadas”, ou seja, sentenciadas à morte pela organização.
“A identificação desses ‘decretos’ possibilitou uma ação rápida da Polícia Civil, impedindo diversas execuções e contribuindo para o esclarecimento de homicídios ainda sem solução. Em algumas mensagens, um dos líderes da facção ordenava que todos os alvos deveriam ser eliminados onde fossem encontrados, por qualquer meio”, destacou o delegado.
A apuração também apontou que as ordens partiam de dentro do Iapen, onde as lideranças da facção mantinham o controle da venda ilegal de entorpecentes. “Foi constatada a participação ativa dos investigados no tráfico de drogas, o que potencializa a violência em Macapá, Santana e áreas vizinhas”, reforçou Nascimento.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Homicídios (DHPP) e à 1ª Delegacia de Santana, que continuarão os trabalhos investigativos. Os presos foram levados para audiência de custódia e seguem à disposição da Justiça. Segundo o delegado, novas ações estão previstas com base nas informações coletadas durante a operação.
Fotos: Lucas Brito/PC