Jovem sofre escalpelamento em embarcação entre Afuá e Breves; Capitania dos Portos do AP investiga acidente

Uma mulher de 22 anos foi vítima de escalpelamento na noite de quinta-feira, 1º de maio, enquanto estava a bordo de uma embarcação do tipo catraio, chamada Boa Esperança, que navegava entre os municípios de Afuá (PA) e Breves (PA). A Marinha do Brasil confirmou que a embarcação não é inscrita oficialmente.

Assim que foi informada do acidente, uma equipe da Capitania dos Portos do Amapá foi acionada e se dirigiu ao Hospital de Emergência (HE) de Macapá, onde a vítima passou por cirurgia. Seu estado de saúde é considerado clinicamente estável.

A Capitania instaurou um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação para apurar as causas e eventuais responsabilidades do ocorrido.

A Marinha reforçou, em nota, que realiza ações educativas de prevenção e combate ao escalpelamento, além de promover a instalação gratuita de proteções nos eixos dos motores de embarcações. No Amapá e no Pará, essas ações são conduzidas pela Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) e pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR).

A instituição também disponibilizou canais de atendimento para denúncias ou emergências: o Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185), o telefone da CPAP ((96) 99112-1538) e o da CPAOR ((91) 98134-3000).

Foto: Arquivo/Marinha do Brasil