Governo do AP inaugura Academia Bombeiro Militar e marca nova fase na formação de soldados

O governador do Amapá, Clécio Luís, inaugurou nesta terça-feira, 27, a Academia Bombeiro Militar (ABM), localizada no bairro São Lázaro, Zona Norte de Macapá. A solenidade contou com o tradicional “Batismo de Fogo”, rito simbólico que marca o início da fase operacional do Curso de Formação de Soldados (CFS) do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP).

“Com essa estrutura, com o apoio técnico, capacidade técnica e pedagógica dos nossos bombeiros, nós oferecemos aqui, no Amapá, a melhor formação possível para os nossos bombeiros militares. E bombeiro bem formado significa vidas salvas, patrimônios resguardados”, destacou o governador Clécio Luís.

O evento reuniu 130 alunos-soldados, que agora iniciam o estágio prático em diversas áreas de atuação da corporação, como combate a incêndios, salvamentos e ações de prevenção. Eles integram a turma de 2025 do CFS, a segunda formada pela atual gestão, que já incorporou 249 novos soldados em julho de 2024, com previsão de novas turmas a serem concluídas.

Estrutura moderna

A nova Academia foi construída com investimento de R$ 2,1 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares dos deputados federais Professora Marcivânia, André Abdon e Vinícius Gurgel.

O complexo conta com bloco administrativo, quatro salas de aula com capacidade para 106 alunos, alojamentos, almoxarifado, banheiros, refeitório com copa e um reservatório com capacidade para 100 mil litros de água. A ABM está situada nas dependências do 2º Grupamento Bombeiro Militar.

Além de formar novos soldados, a estrutura foi projetada para o aperfeiçoamento técnico e profissional dos bombeiros, implementando a doutrina institucional e fortalecendo as atividades preventivas e operacionais da corporação.

Durante o “Batismo de Fogo”, os alunos-soldados incineram simbolicamente seus uniformes de formação, dando início à nova fase com o traje operacional — composto por gandola, calça, coturno e gorro. Nos próximos três meses, eles estarão em campo, colocando em prática o conhecimento adquirido e reforçando o compromisso com a segurança da população amapaense.

Fotos: Max Renê/GEA