Escritora amapaense Maria Helena Amoras morre aos 94 anos
A professora e escritora amapaense Maria Helena Amoras faleceu neste domingo, 11, aos 94 anos. O Governo do Amapá registra, com profundo pesar, o falecimento da poetisa, que foi uma das homenageadas na Folia Literária Internacional 2024, onde suas obras foram exaltadas.
A carreira da escritora e romancista, natural do município de Amapá, teve início em 1988, quando alguns de seus poemas, crônicas e contos foram publicados na Coletânea Amapaense de Poesia e Crônica.
Maria Helena Amoras lançou seu primeiro livro, Macapá, um rastro de pirilampos — um romance autobiográfico — aos 69 anos, o que representou um marco em sua trajetória literária. Aos 87, publicou Devaneios, sua primeira obra exclusivamente poética, reunindo 58 poesias que versam sobre saudade, lembrança, alegria e outras emoções.
Pioneira na educação, a professora deixa um importante legado para a cultura do Amapá. O governador do Estado, Clécio Luís, se solidariza com todos os familiares e amigos neste momento de profunda tristeza.
Foto: Arquivo pessoal/Maria Helena Amoras