Dia dos Namorados deve movimentar R$ 25 milhões no comércio de Macapá, aponta pesquisa

O Instituto Fecomércio Amapá divulgou, nesta terça-feira, 3, os resultados da Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Namorados 2025. O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 30 de maio com 400 consumidores de Macapá, com o objetivo de identificar o comportamento de consumo no período que antecede a data comemorativa.

De acordo com os dados, 54% dos consumidores da capital pretendem comprar presentes para o Dia dos Namorados. A pesquisa apontou que os homens lideram a intenção de compra, representando 53% do público comprador, enquanto as mulheres somam 47%.

Produtos mais procurados

Os itens preferidos para presentear são perfumaria e cosméticos (37%) e roupas/vestuário (37%). Em seguida aparecem calçados (18%), joias e relógios (17%), e acessórios de moda como bolsas, carteiras e cintos (12%).

Gasto médio e expectativa de movimentação econômica

O valor médio estimado para os presentes este ano é de R$ 150,00. Do total de entrevistados:

  • 24% pretendem gastar até R$ 100,00;
  • 44% entre R$ 101,00 e R$ 200,00;
  • 20% entre R$ 201,00 e R$ 300,00;
  • 12% planejam gastar acima de R$ 300,00.

Com base nos dados coletados, o Instituto Fecomércio AP estima que as compras para o Dia dos Namorados devem movimentar cerca de R$ 25 milhões no comércio local.

Formas de pagamento e locais de compra

A maioria dos consumidores (70%) pretende pagar à vista, seja em dinheiro, no débito ou via Pix. Os demais 30% devem optar pelo parcelamento no cartão de crédito.

Quanto aos locais de compra, o centro comercial de Macapá aparece como a principal escolha (52%). Em seguida vêm os shopping centers (24%), compras pela internet (12%) e lojas de bairro (8%).

Como os macapaenses pretendem comemorar a data

Além da compra de presentes, 56% dos entrevistados afirmaram que pretendem comemorar a data. Entre as principais opções estão:

  • Almoço ou jantar fora de casa (66%);
  • Almoço ou jantar especial em casa (18%);
  • Café da manhã ou café especial (11%);
  • Passeios românticos também foram mencionados como forma de celebração.

A gerente executiva do Instituto Fecomércio AP, Beatriz Cardoso, ressaltou a importância da data para o setor.

“O Dia dos Namorados é uma data estratégica para o setor, pois além de movimentar as vendas, também aquece a economia de serviços, como restaurantes, bares e estabelecimentos de entretenimento. É fundamental que os empresários estejam atentos às tendências de consumo para melhor atender seus clientes”.

Foto: Divulgação/Fecomércio