Dia de Cabralzinho: quinta-feira, 15 de maio, será feriado estadual
Na próxima quinta-feira, 15 de maio, é celebrado o Dia de Cabralzinho, feriado em homenagem a Francisco Xavier da Veiga Cabral, figura histórica amapaense considerada herói por ter sido um dos combatentes que lutaram para impedir invasões francesas em terras do antigo território do Amapá, na antiga Vila de Espírito Santo — atual município de Amapá. A data foi instituída em 2017.
Ainda não há confirmação se o Governo do Estado vai decretar ponto facultativo na sexta-feira, 16.
Cabralzinho
O general Francisco Xavier da Veiga Cabral, conhecido como Cabralzinho, entrou para a história como o herói do Amapá no episódio do Contestado Franco-Brasileiro, em 1895, quando enfrentou tropas francesas que invadiram a Vila de Espírito Santo, hoje município de Amapá.
Na época, o território amapaense integrava a região em litígio conhecida como Contestado Franco-Brasileiro. Após a batalha, a República reconheceu o heroísmo de Cabralzinho e seus comandados.
O Laudo Suíço, de 1900, ratificou o rio Oiapoque como fronteira entre o Brasil e a França, encerrando definitivamente o conflito. No ano seguinte, em 22 de outubro de 1901, foi sancionada a Lei nº 798, que criou a cidade de Montenegro, nome que, em 1903, voltou a ser Amapá — denominação mantida até hoje.
Foto: Arquivo/GEA