Clécio Luís apresenta potencialidades do Amapá em conferência global de petróleo e gás nos EUA

O governador do Amapá, Clécio Luís, participou nesta terça-feira, 6, da abertura da Offshore Technology Conference (OTC) 2025, em Houston, nos Estados Unidos, onde apresentou o estado como um dos territórios mais promissores para o desenvolvimento sustentável da cadeia de óleo e gás na Margem Equatorial Brasileira. O evento é a maior conferência mundial do setor e reúne líderes, especialistas e empresas de diversos países.

Durante sua fala, Clécio reforçou o compromisso do Amapá com o equilíbrio entre preservação ambiental e crescimento econômico. “Queremos receber toda a cadeia de óleo e gás para que seja exemplo de pesquisa, produção e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Acreditamos que essa atividade pode ser realizada com segurança ambiental, jurídica e respeito ao nosso território. Todos são bem-vindos para contribuir com a transformação econômica e social que o estado precisa e merece”, afirmou.

O governador destacou que esta é a terceira vez que o estado marca presença na OTC, mas a primeira com sua participação direta e com uma delegação oficial. Ele foi ao evento a convite da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e tem atuado nos principais debates sobre os rumos da indústria offshore.

“Acreditamos que é possível, sim, conjugar a preservação ambiental com o desenvolvimento. Podemos manter nossos indicadores ambientais, preservar o que o Amapá tem de mais valioso e, ao mesmo tempo, desenvolver uma atividade econômica que gere empregos, atraia investimentos e fortaleça toda essa cadeia produtiva representada neste evento. Mais que isso: acreditamos que o próprio setor de óleo e gás pode financiar a preservação do Amapá e da Amazônia brasileira”, completou Clécio.

A OTC 2025 segue até o dia 8 e conta com mais de 60 mil participantes, 500 apresentações e 91 sessões técnicas. O Brasil está representado com um pavilhão nacional, onde o Amapá também apresenta suas potencialidades ao mercado internacional.

Fotos: Divulgação/GEA