Anfes visita Fundação de Saúde Amapaense e reforça modelo fundacional como referência na gestão pública

O presidente da Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde (Anfes), João Henrique Marques, esteve em Macapá na segunda-feira, 28, acompanhado dos diretores da entidade, Alisson Sousa e Rafael Amorim Ricardo.

A comitiva realizou uma visita à sede da Fundação de Saúde Amapaense, onde foi recebida pela presidente da instituição, Gisela Cezimbra, e sua equipe. A agenda também incluiu visitas técnicas às unidades geridas pela Fundação: a UPA Zona Sul, o Anexo do Hospital de Emergência (HE) e a Unidade Estadual de Internação (UEI), com o objetivo de conhecer de perto as instalações, os serviços e dialogar com as equipes.

A iniciativa faz parte de uma série de visitas técnicas promovidas pela Anfes com o propósito de fortalecer os laços com as fundações estaduais de saúde em todo o Brasil, promovendo a troca de experiências, a integração e o debate sobre a qualificação do modelo de gestão e a melhoria dos serviços ofertados à população.

“Viemos visitar a Fundação para estreitar laços e ampliar as possibilidades de interação. Acreditamos que as fundações estatais representam um modelo a ser seguido na saúde pública. Ficamos muito satisfeitos com o que vimos nas unidades do Amapá, com os esforços da gestão estadual. Estamos vindo com a proposta de integrar as fundações de todo o Brasil, trazendo nossas experiências e ideias para contribuir com o futuro e com melhorias”, destacou João Henrique.

João Henrique Marques, presidente da Anfes

O presidente da Anfes defendeu o modelo de fundação pública de direito privado como uma alternativa de gestão eficiente, transparente e com maior controle social, ressaltando que esse formato não se confunde com terceirização.

“Claro que existem desafios, mas estamos aqui justamente para dar esse suporte. Sabemos que esse modelo precisa ser melhor compreendido pelos gestores, que precisam entender que é público o modelo de fundação pública de direito privado, que nada tem a ver com terceirização, e sim com uma forma de gestão que garante transparência, maior controle social e possibilidades reais de avanços na administração da saúde. O Amapá só tem a ganhar mantendo a Fundação e investindo ainda mais nesse formato”, afirmou João Henrique.

Gisela Cezimbra, presidente da Fundação de Saúde Amapaense

Para a presidente da Fundação de Saúde Amapaense, Gisela Cezimbra, a visita fortalece a confiança no modelo adotado no estado.

“Para nós, é muito importante receber a Anfes no Amapá, pois isso reforça a credibilidade do modelo fundacional. Estamos avançando na gestão de unidades hospitalares e essa troca mostra que estamos no caminho certo. É um momento para destacar que o objetivo de uma fundação é garantir uma assistência de saúde qualificada, eficiente e de forma mais célere”, finalizou.

Fotos: Ascom/Fundação de Saúde Amapaense