Exame toxicológico passa a ser obrigatório para quem vai tirar a primeira CNH no Amapá; veja onde fazer em Macapá
Os candidatos que pretendem obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Amapá já precisam cumprir uma nova exigência. Desde o dia 1º de junho, passou a ser obrigatório apresentar resultado negativo no exame toxicológico para dar continuidade ao processo de habilitação.
A medida segue determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), comunicada aos órgãos de trânsito de todo o país em maio deste ano.
Antes da mudança, o exame era exigido apenas para condutores das categorias C, D e E, destinadas ao transporte de cargas e passageiros. Agora, a obrigatoriedade também alcança candidatos à primeira habilitação nas categorias A (motocicletas) e B (automóveis).
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP), o exame deve ser realizado em clínicas e laboratórios credenciados.
Em Macapá, o serviço está disponível nas seguintes unidades:
- Clin Toxicológico – (96) 98406-8772;
- Clínica Promed – (96) 3223-1477;
- Laboratório Collares – (96) 99101-1828;
- Laboratório São José – (96) 99190-6506;
- Hemodiagnóstico – (96) 3217-0700;
- Semed Consultoria – (96) 99170-1187;
- VDS Laboratório e Clínica – (96) 98436-6759 / (96) 3345-9727;
- Unilab – (96) 3223-5292.
O Detran orienta que os candidatos entrem em contato previamente com a clínica escolhida para confirmar horários de atendimento e demais orientações.
O exame toxicológico é realizado por meio da coleta de cabelo ou pelos e permite identificar o consumo de substâncias psicoativas em um período prolongado. A medida tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito e contribuir para a formação de condutores mais conscientes e aptos a dirigir.
Foto: Divulgação/Detran

