Coleta biométrica para visto francês é realizada pela primeira vez em Oiapoque

Nesta segunda-feira, 19, e terça-feira, 20, o Fórum de Oiapoque recebe, pela primeira vez, uma equipe da Embaixada da França no Brasil para a realização da coleta biométrica necessária à emissão do visto francês, exigido para entrada na Guiana Francesa. A ação, com apoio do Governo do Estado, representa um avanço nas relações diplomáticas e fortalece os laços entre o Amapá e o território ultramarino francês.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional), a iniciativa é resultado de articulações iniciadas em setembro de 2024, com o objetivo de facilitar o acesso ao visto para os moradores do estado. Antes, todo o processo precisava ser feito em Brasília (DF). Agora, os requerentes iniciam o pedido online e realizam a coleta biométrica presencialmente.

Quem estiver com a documentação regularizada entregará o passaporte no local. Os documentos serão encaminhados ao consulado francês em Brasília para emissão do visto e, posteriormente, devolvidos via correio.

“Antes, como não havia exigência de biometria, bastava enviar os passaportes. Com a nova obrigatoriedade da coleta biométrica, essa etapa presencial passou a ser indispensável. A criação de uma máquina itinerante tornou possível essas missões no Amapá”, explicou o secretário de Relações Internacionais.

Documentos necessários e agendamento:

  • Agendamento prévio obrigatório por meio do link oficial
  • Passaporte válido
  • Documentos atualizados com respectivas cópias
  • Foto 3,5 x 4,5 cm
  • Formulário preenchido

Caso não haja vagas disponíveis, é possível cadastrar um e-mail no sistema para ser notificado sobre novas datas.

A primeira missão de coleta biométrica ocorreu em setembro de 2024, com a presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. Desde então, o Governo do Amapá tem alinhado ações semelhantes, como esta em Oiapoque. O Fórum local foi disponibilizado para sediar as atividades do consulado francês, contribuindo de forma decisiva para a realização da ação.

Desde a retomada do serviço, cerca de 150 vistos já foram emitidos durante as missões realizadas no estado.

Confira o passo a passo para solicitar o visto no site oficial.

Foto: Adriano Monteiro/GEA