Polícia Civil identifica e indicia suspeito que usava máscara para cometer roubo violento a comércio no Marabaixo

A Delegacia Especializada em Crimes contra o Patrimônio (DECCP) identificou e indiciou, nesta terça-feira, 6, o segundo suspeito de praticar um roubo a um estabelecimento comercial localizado na Travessa Cícero de Nazaré, no bairro Marabaixo 4, zona oeste de Macapá. O crime ocorreu no dia 15 de abril deste ano, por volta das 13h15. O homem, de 24 anos, que não teve o nome revelado, foi indiciado pelo crime de roubo duplamente majorado.

Na ocasião, dois homens, usando máscaras e armados com uma arma de fogo e uma faca, invadiram o local e, com extrema violência, renderam o proprietário e os clientes, obrigando-os a entregar dinheiro e pertences. Após o roubo, a dupla fugiu do local.

Minutos depois, uma equipe do Batalhão de Força Tática foi acionada e localizou os suspeitos. Um deles identificado como Joabi Monteiro da Silva, de 22 anos, entrou em confronto com os policiais e morreu no local. O outro conseguiu escapar do cerco policial.

No dia seguinte, ao tentar fugir para a cidade de Breves, no Pará, o segundo suspeito foi preso em flagrante, portando várias porções de substâncias entorpecentes. Com ele, foram encontradas a camisa e a máscara usadas no crime.

A Polícia Civil identificou o homem como o segundo autor do roubo, com base no reconhecimento feito por vítimas e testemunhas. Ele foi encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

O inquérito policial foi concluído com a indicação da autoria e remetido ao Poder Judiciário.

O crime

De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada pelo Ciodes após a denúncia de um assalto a um estabelecimento comercial na região. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que Joabi e o comparsa cometeram o crime. (vídeo abaixo)

Ao chegar no local, a equipe da Força Tática realizou o cerco, momento em que foi recebida a tiros. No revide, Joabi foi baleado e morreu ainda no local.

Segundo a PM, o suspeito tinha diversas passagens pela polícia por crimes de homicídio e roubo, além de ser integrante de uma organização criminosa que atuava principalmente na zona Oeste da capital. A polícia também informou que há vários vídeos que mostram o criminoso cometendo assaltos a estabelecimentos e postos de combustíveis, sempre de forma violenta.

Com ele, foram apreendidos uma arma de fogo utilizada em ações anteriores, a roupa usada no assalto e uma máscara. Os comparsas conseguiram fugir.

Fotos e vídeo: PC/Divulgação