Veja as unidades de saúde de Macapá que disponibilizam a nova caneta de insulina reutilizável
A nova caneta de insulina reutilizável, modelo NPH (Neutral Protamine Hagedorn), já está disponível em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá e no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes. O dispositivo, que possui validade de até três anos, permitirá que os pacientes retirem mensalmente o refil de insulina na unidade de sua preferência. Inicialmente, estão sendo fornecidos apenas refis de insulina NPH.
Distribuída pelo Ministério da Saúde e disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a caneta poderá ser retirada mediante apresentação de receita médica válida (com até seis meses de emissão), acompanhada de cópia, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um recipiente térmico com gelo limpo, para garantir o transporte adequado do medicamento.
No momento da solicitação, o paciente deverá realizar um cadastro e assinar um termo de compromisso com o farmacêutico da unidade, assumindo a responsabilidade pela conservação do dispositivo. Em caso de perda ou roubo, será necessário apresentar um Boletim de Ocorrência para solicitar a substituição da caneta. Já em situações de falha no funcionamento, o paciente deve procurar o farmacêutico da unidade para avaliação e possível troca.
A previsão é que, em breve, as canetas descartáveis também sejam substituídas pelo modelo reutilizável. Até lá, o Ministério da Saúde seguirá distribuindo os dispositivos atuais até o esgotamento do estoque.
Confira as 12 unidades de saúde que já oferecem a caneta reutilizável de insulina:
- UBS Álvaro Corrêa
- UBS Brasil Novo
- UBS Cidade Nova
- UBS Coração
- UBS Infraero 1
- UBS Infraero 2
- UBS Macapaba
- UBS Padre Raul Matte
- UBS Raimundo Hozanan
- UBS Rubin Brito Aronovitch
- UBS UNIFAP
- Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes
Foto: Matheus Gomes/PMM