Confronto com a PM termina com sete mortos e armas apreendidas em Macapá; VÍDEO
Segundo o boletim de ocorrência, uma equipe da Companhia Independente de Patrulhamento Tático com Apoio de Motocicletas (Patamo) foi acionada após o serviço de inteligência da unidade receber uma denúncia indicando que um suspeito conhecido como Billy estaria comercializando entorpecentes na companhia de outros homens armados. De acordo com as informações repassadas, o grupo utilizava um veículo GM Onix branco.
Diante da gravidade da denúncia e do risco iminente à ordem pública, foi solicitado o apoio da Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE) do Bope. Durante patrulhamento, os policiais localizaram o carro transitando pela Via Expressa Aníbal Barcellos, zona norte de Macapá. Ao tentarem realizar a abordagem com sinais sonoros e luminosos, o condutor do veículo empreendeu fuga e, de forma deliberada, colidiu contra uma viatura, derrubando um dos policiais motociclistas.
Simultaneamente, os ocupantes do veículo passaram a atirar contra os policiais, que revidaram à agressão. Uma ambulância do Corpo de Bombeiros prestou os primeiros atendimentos ao policial ferido, enquanto o SAMU foi acionado e confirmou o óbito de 7 envolvidos ainda no local.
Os mortos foram identificados como:
- Erick Marlon Pimentel Ferreira, Vulgo “Billy” – segundo a polícia, com vasta ficha criminal, integrante de facção criminosa e apontado como uma das lideranças do tráfico na zona norte de Macapá;
- Thiago Cardoso da Fonseca;
- Emanuel Braya Pimentel Ferreira;
- Wesley Jhonata Monteiro Ribeiro;
- Cleiton Ramon da Silva Pereira.
Outros dois suspeitos permanecem não identificados até o momento.
Material apreendido
Durante a ação, os policiais apreenderam sete armas de fogo que estavam em posse dos suspeitos no momento do confronto, além de entorpecentes e dinheiro em espécie encontrados durante buscas no interior do veículo.
Armas apreendidas:
- 1 espingarda calibre 12 com numeração suprimida, contendo 3 munições intactas;
- 1 pistola calibre .45 com numeração suprimida, 1 carregador e 1 munição intacta;
- 1 pistola calibre .40 com brasão do Estado do Amapá (PC-AP), contendo 4 munições intactas;
- 1 pistola calibre 9mm com 1 carregador;
- 1 revólver calibre .38 com 6 munições deflagradas;
- 1 revólver calibre .32 com 4 munições deflagradas;
- 1 revólver calibre .22 com 6 munições deflagradas.
Drogas apreendidas:
- 90 porções de crack acondicionadas em papelotes;
- 1 porção grande de cocaína;
- 1 porção grande de maconha;
- 1 porção grande de pedra (crack).
Outros materiais:
R$ 650 em espécie.
Nas redes sociais, a repercussão da ocorrência foi marcada por manifestações de lamento. Em algumas postagens, parentes afirmam que os jovens estariam retornando de uma partida de futebol no momento da abordagem policial.
Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do tiroteio na região:
Foto: PM/Divulgação