Capiberibe confirma candidatura ao governo do Amapá em 2026

O ex-senador, ex-governador e ex-prefeito de Macapá, João Alberto Capiberibe (PSB), confirmou que será candidato ao governo do Amapá nas eleições de 2026. Segundo ele, seu nome foi indicado durante o XVI Congresso do Partido Socialista Brasileiro, realizado no sábado, 26 de abril.

Capiberibe afirmou que a decisão do partido está baseada em sua experiência com o programa de desenvolvimento sustentável idealizado em sua gestão na década de 1990, proposta que ganha nova relevância diante do atual debate sobre mudanças climáticas.

“Na verdade, recebi várias sugestões para me envolver no debate sobre o futuro do Amapá. Amigos e companheiros me procuraram para que eu representasse o anseio por mudanças mais profundas no estado, principalmente diante da crise climática e de toda a experiência acumulada com o programa de desenvolvimento sustentável lá na década de 1990, que hoje, mais do que nunca, é necessário para operar transições econômicas na Amazônia”, afirmou.

Durante o congresso partidário, que também elegeu o novo diretório regional do PSB, o nome de Capiberibe foi sugerido para representar o projeto defendido pela legenda como candidato ao governo do estado.

“Eu vinha relutando, achando que poderia aguardar mais um pouco, mas tomei a decisão de aceitar. E hoje, sou candidato ao governo do Amapá. Claro que estamos abertos ao debate. Quero contribuir com minhas ideias, meu conhecimento, minha experiência. Precisamos definir um rumo para nossa economia e para a nossa sociedade. Por isso aceitei a incumbência de debater esse programa”, destacou Capiberibe.

Foto: Arquivo/PSB