Com trégua das chuvas, moradores de municípios alagados no Amapá começam a voltar para casa

Com a trégua das chuvas, os moradores atingidos por alagamentos nos municípios de Pracuúba, Tartarugalzinho e Calçoene começaram a retornar para suas casas nesta quarta-feira, 30.

A situação de emergência por inundações nas cidades foi reconhecida no domingo, 27. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou o repasse de recursos para ações de ajuda humanitária nos municípios afetados.

As prefeituras enviaram planos de trabalho solicitando apoio federal. Dois já foram aprovados e um segue em análise. Para Pracuúba, foram autorizados R$ 431,6 mil, que serão utilizados na compra de cestas básicas, kits de limpeza, colchões e kits dormitório. Em Tartarugalzinho, o repasse aprovado foi de R$ 439,9 mil para aquisição de alimentos, água potável, kits de higiene e dormitório, além de combustível para logística.

O plano enviado por Calçoene, que inclui pedidos semelhantes e recursos para abastecimento de caminhão-pipa, ainda está sob avaliação da equipe técnica da Defesa Civil Nacional.

Em Tartarugalzinho, o nível do rio subiu tanto que chegou a interromper o sistema de abastecimento de água por cerca de 12 horas.

Atualmente, o Amapá possui 14 reconhecimentos federais vigentes: três por inundações, quatro por rompimento de barragens e sete por outras ocorrências.

Foto: Defesa Civil de Tartarugalzinho/Divulgação